Roma com os Bambini


Férias em Roma com as crianças é uma ótima oportunidade para combinar História com diversão,  instigando nos pequeninos o interesse pelo mundo antigo e, mais ainda, sem cair no tédio das lições dentro da sala de aula.
Além do tour básico romano, como visitas ao Coliseu e ao Fori Imperiali, que podem muito bem ser feito com as crianças, o que mais vai agradar a moçadinha:
 
- Sorvetinho para começar
Roma tem o melhor sorvete do mundo e qualquer passeio tem que ser iniciado (e terminado) com uma bela casquinha.
As sorveterias que fazem mais sucesso com as crianças são a Gelateria Della Palma e a Giolitti, ambas pertinho do Pantheon (que também vale super a visita).
Na Gelateria Della Palma, a criançada se esbalda com um monte de sabores e todos eles expostos em um balcão que dá meia volta na loja. Já na Giolitti, o sorvete vem na casquinha com chocolate e é conhecido como um dos melhores de Roma.

Onde encontrar:
Gelateria Della Palma
Via della Maddalena, 19/23
Tel: + 39 064815544
 
Giolitti
Via Uffici del Vicario, 40
Tel: + 39 066991243
 
 
- Detector de mentiras
 
A Boca da Verdade é uma imagem feita em mármore que, na Idade Média, era tida como um detector de mentiras.
 
Diz a lenda que basta colocar a mão dentro da Boca e, se não estiver dizendo a verdade, a mão não sai de lá inteira após levar uma bela mordida!
 

Onde encontrar:
La Bocca della Verità
Igreja Santa Maria in Cosmedin
Piazza della Bocca della Verità
 
 
- Buraco da fechadura
 
Toda criança adora dar uma espiada pelo buraco da fechadura... E na colina de Aventino, existe um segredinho que as crianças adoram. Pelo portão dos Cavaleiros de Malta, ao olhar pelo buraco da fechadura, se vê perfeitamente a cúpula da Basilica San Pietro, no Vaticano.
 
Onde encontrar:
 
Buraco da fechadura em Aventino
Piazza dei Cavalieri di Malta
 
 
- O "bum" do canhão
Todos os dias soldados italianos disparam um tiro de canhão do alto da colina do Gianicolo, logo abaixo da estátua do Garibaldi, ao meio dia. As crianças ficam enlouquecidas ao ver de perto esse disparo e o "bum" faz o coração da gente pular.
 

Onde encontrar:
Canhão do Gianicolo
Estátua do Garibaldi, na colina de Gianicolo, todos os dias ao meio dia
 
 
- O museu especial para crianças
 
Explora é o primeiro museu em Roma para crianças de 0 a 12 anos. Reporta a uma pequena cidade e se divide em sessões como sociedade, ambiente e comunicação. As crianças aprendem sobre estes temas, interagindo em locais como réplicas de mini supermercados, de uma boca gigante ou de uma estação de petróleo. As visitas duram 1h e 45 min e devem ser agendadas com antecedência.
 
Onde encontrar:
 
Museo Explora
Via Flaminia, 82, perto da Piazza del Popolo
Telefone para agendamento: +39 06 3613776
Para consultar horários e tarifas, visite http://www.mdbr.it/
Fechado às segundas.
 
 
- O zoológico de Roma
O zôo romano fica dentro do parque da Villa Borghese, que é também um delicioso passeio para as crianças.
 
Onde encontrar:
 
Bioparco di Roma
Piazzale del Giardino Zoologico, 1, Villa Borghese 
Para consultar horários e tarifas, visite http://www.bioparco.it
 
 
- Passeio na feira
 
Um dos mercados mais tradicionais de Roma, onde se acha macarrão com todos os formatos, temperos, frutas, flores, roupas, chapéus... As crianças adoram passear por esta feira.
 
Onde encontrar:
 
Mercado do Campo de' Fiori
Piazza Campo de' Fiori
Todos os dias pela manhã
 
 
- Pizza!
 
E para terminar tudo em pizza a indicação é a pizzaria Dar Poeta, em Trastevere.
Fica aberta non stop a partir do meio dia. Ou seja, ótimo para almoços e jantares nos horários dos pequenos. E a pizza com certeza também agradará aos pais!
 
Onde encontrar:
 
Pizzeria Dar Poeta
Vicolo del Bologna, 45, Trastevere
Tel: + 39 065880516
 

E boas férias!
Aninha, ...Magari Blu...
 

3 comentários:

Ana Carolina disse...

que delicia!!
nossa totalmente diferente do roteiro q fizemos (sem criança) rsrsrs

Luciana disse...

Ah Ana, mas é legal saber que tem motivo pra voltar! hahahahah! E se tiver alguma dica legal, deixe pra mim, ta?!
beijo

Tete disse...

aninhaaaaa, amei o seu post!!!! quero ir com os meus banbinos!!!!
saudades de vc