Rafael Lupo Medina para NMW!!!

De Paris, o gemólogo Rafael Lupo Medina, conta a história da tiara ‘Cartier’ usada por Kate Middleton, no casamento do século.

"Londres, 29 de abril de 2011

Às 11h51, Catherine Middleton deixa o hotel onde estava hospedada e se dirige à Abadia de Westminster para encontrar seu príncipe encantado...

Neste momento - finalmente !- o mundo inteiro descobre seu vestido de noiva e suas joias.

Apostas foram feitas sobre qual tiara Kate usaria para segurar o véu. Entre as favoritas, estavam a ‘Strathmore’ (uma guirlanda de flores) e a ‘russa’ (com motivos de agulhas), ambas em platina e diamantes. A rainha Elizabeth II e sua filha, a princesa Anne, usaram o modelo russo quando se casaram.

Mas ninguém acertou…Kate escolheu uma que pertenceu a Rainha Mãe, bisavó do príncipe William.

Em 1936, o duque de York, comprou chez Cartier, um dos joalheiros favoritos da corte, uma com motivos de folhas de acânto em platina e diamantes.
Algumas semanas depois, a duquesa de York  apareceu numa recepção com sua nova joia (foto).

Depois que seu irmão, em 1937, abdicou do trono o duque de York é coroado Rei George VI . E a duquesa de York se torna a rainha consorte (futura Rainha Mãe).

Em 1944, a Rainha Mãe ofereceu esta tiara a sua filha mais velha, princesa Elizabeth (a atual rainha) como presente de 18 anos. Ela jamais usou-a em público, ja que o periodo pós-guerra não oferecia a ocasião ideal para este tipo de peça.

Quando se casou, em 1947, princesa Elizabeth ganhou mais 3 tiaras, e acabou emprestando esta a sua irmã, a princesa Margareth.

No dia  2 de junho de 1953, Elizabeth foi coroada rainha na Abadia de Westminster.

No incio dos anos 1970, a rainha Elizabeth II herdou da sua avó - rainha Mary - uma colossal coleção de joias. E como queria aproveitar  as novas peças herdadas, deixou sua filha, a princesa Anne, usar a tiara ‘Cartier da Rainha Mãe’  em algumas ocasiões. Desde então, nunca mais foi vista em nenhuma cabeça real.

Catherine, a nova duquesa de Cambridge, é a primeira a retirá-la do cofre após tantos anos.

Segundo a tradição britânica, uma noiva deve usar no dia do casamento uma coisa velha, uma emprestada, uma nova e uma azul  « something old, something new, something borrowed, and something blue ».

A avó do noivo emprestou a tiara « graciously lent by Her Majesty The Queen », os brincos foram presente de seus pais e uma fita azul foi costurada no forro do vestido. Robinson Pelham desenhou os brincos  inspirando-se no brasão da familia Middleton e na tiara Cartier.
 
PS Eu estava em Londres no dia do casamento. Todas as lojas da cidade permaneceram fechadas e nas vitrines havia buquês de flores com um cartão desejando felicidades aos noivos!"

Rafael Lupo Medina


Gostaram?
Eu particularmente amo os textos do queridíssimo Rafael!!! Sao textos sempre cheios de curiosidades e cultura!!!!  O NMW só tem a agradecer tamanho prestigio!!!! 

O araraquarense Rafael Lupo Medina é gemólogo formado pelo GIA (Gemological Institue of America) de Nova York e vive há mais de 15 anos na capital francesa. Rafael é consultor em joalheria da Cartier Paris.
No ultimo dia 30 foi entrevistado pelo Jo Soares - interessou? clique abaixo e assista!!

4 comentários:

Luciana disse...

Ameeeeei, Tets! Rafael, o texto está incrível! bjs aos 2

Barbara disse...

Realmente o cara é precioso.
Resolvi ver a entrevista por ter adorado o texto.
Se o Jo tivesse permitido ao Rafael trazer aquelas curiosidades tão interessantes e tão leves a entrevista teria sido bem melhor.
Onde mais ele escreve??
tks

Mary disse...

adorei o post ! muito muito bom !
amei q ele e de araraquara city! iupiiirsrsrs

bjoo

Susi disse...

Assisti o video.Adorei!