Cuidados com a pele do bebe...

Resolvi fazer este texto para tirar as dúvidas mais freqüentes das mães de primeira viagem...

A pele do recém nascido -

As principais alterações fisiológicas na pele do recém nascido são:

Eritema Tóxico -  
São pequeninos pontos vermelhos parecidos com picada de inseto, que surgem nos primeiros dias de vida e desaparecem sem deixar manchas ou cicatrizes. A causa é desconhecida e não há relação com envolvimento sistêmico.

Acne-
Podem surgir algumas lesões de acne que são provenientes dos hormônios maternos passados pela placenta. São lesões temporárias e geralmente não é necessário nenhum tratamento, pois elas desaparecem sozinhas.

Milias-
As milias são pequenos cistos esbranquiçados dos folículos da face, principalmente no nariz, que também desaparecem sozinhas não sendo necessário tratamento específico. São decorrentes da influência de hormônios maternos.

Miliária-
A miliária são pequenas ¨bolinhas¨vermelhas ou brancas que surgem no corpo da criança devido ao excesso de calor e suor. Neste caso, a criança deve permanecer com roupas de algodão bem leves e arejadas. Gosto muito do Cetrilan Pomada para passar nas áreas mais afetadas. Caso não melhore, um dermatologista deve ser consultado.

Dermatite Seborreica-
Outra alteração freqüente que aparece são as descamações e crostas no couro cabeludo. Deve ser tratado com creme de corticóide de baixa potência e hidratado com óleo mineral para facilitar a retirada das crostas.

Cuidados com a pele do recém nascido:

Limpar o coto umbilical com álcool 70% até a caída do mesmo que será por volta do 10 º dia de vida.

Hidratar a pele com hidratante hipoalergênico e sem perfume. Ocorre uma descamação fisiológica na pele do recém nascido por volta da 1º semana de vida que melhora com a hidratação.

Prevenir as assaduras desde cedo com cremes à base de óxido de zinco.

Faça uma consulta com seu dermatologista se surgir qualquer alteração na pele do seu bebê.

beijos,
Raquel Machado



2 comentários:

Eleonora Monticelli disse...

Adorei as dicas! Tem algum hidratante hipoalergênico e sem perfume que ela indica?
Bjs
http://cegonhatrends.blogspot.com

Anônimo disse...

Adorei!!! bjs
JU R