Soja e a pele das mulheres

Reconhecida por suas ações na prevenção de doenças cardiovasculares e do câncer de próstata, a soja tem mais um efeito benéfico: além de diminuir os sintomas da menopausa, faz bem para a pele.


A ingestão de 100 mg por dia de extrato de soja (isoflavona) aumenta a espessura e melhora a elasticidade da pele de mulheres na pós-menopausa. 

O uso das isoflavonas pode ser uma alternativa à reposição hormonal quando a mulher não quer tomar hormônio ou tem alguma contra-indicação ao estrogênio. Porém o tratamento só deve ser feito com acompanhamento médico.

Os efeitos da isoflavona são semelhantes ao do estrogênio e, por isso, apresentam resultados satisfatórios. Entre as ações do estrogênio na mulher estão a hidratação da pele, o estímulo à produção de colágeno e a melhora da oxigenação. Como as isoflavonas têm esses efeitos, esta é uma alternativa muito boa para as mulheres que não podem fazer reposição hormonal.

As isoflavonas também integram cosméticos utilizados na prevenção ao envelhecimento e no clareamento da pele. Podem ser utilizados por todas as mulheres, em menopausa ou não. Não há nenhuma contra-indicação, apenas recomendamos a mulheres que tenham tido câncer de mama que sempre informem ao seu médico todos os produtos que estejam usando.

Beijos, Raquel


Nenhum comentário: