Botox para Hiperidrose

Você acaba de sair do banho e já está suando em bicas. A blusa colorida que você  acabou de colocar já manchou com o suor. Axilas, palmas das mãos, costas, barriga, face e pés. Não importa o local, apenas o incômodo sentido em atividades de trabalho, de lazer e sociais. Ficar sem suar nas axilas por 6 meses parece um sonho para algumas pessoas....
A hiperhidrose (produção excessiva e não controlada de suor) é mais comum em adolescentes entre 15 e 25 anos, mas pode ainda aparecer na idade adulta.  A hiperhidrose não apresenta risco, mas é extremamente desconfortável, podendo causar embaraço social e, muitas vezes, transtornos psicológicos e de relacionamentos.

Em muitos casos a hiperhidrose é transitória, conseqüência de fatores como variação hormonal e ansiedade.
O uso da toxina butolínica - Botox - é mais indicado para aplicações em quem tem sudorese excessiva nas axilas. Nas regiões plantar, palmar e digital, a injeção é mais dolorosa e, às vezes, pode-se recorrer a bloqueios anestésicos. Com a aplicação da toxina, o nervo responsável pela liberação de substâncias que estimulam a produção de suor é bloqueado, fazendo com que a produção cesse.

Mas as aplicações devem ser refeitas para que o suor não volte a atrapalhar o dia-a-dia da pessoa. A duração média varia de 6 a 9 meses. A pessoa relamente fica sem suar nas axilas por pelo menos 6 meses e não há compensação da sudorese em outras áreas como pode ocorrer na cirurgia.
 É importante lembrar ainda que o efeito não é imediato, com um início de ação em 48 horas, atingindo seu pico em duas semanas.

Contra-indicações:
- Aplicações em áreas com infecções, irritadas ou inflamadas;
- Durante a gravidez. 

Beijos,
Dra. Raquel


3 comentários:

Ana disse...

Gostaria de saber se é possível que a dra. Raquel me faça o seguinte esclarecimento:
- quem fez simpatectomia e teve compensação do suor das mãos para costas, abdomen e pés pode fazer botox para diminuir a sudorese dessas áreas que ficaram mais "sobrecarregadas"? Grata. Ana

Luciana disse...

Raquel,

Não acho que tenha hiperidrose, mas Araçatuba é um forno e me incomoda muito suar na região do lábio superior. Detesto! Botox seria indicado nesta área tb?!
Bjs

Anônimo disse...

Botox pode resolver parcialmente, pois existe o risco de a transpiração excessiva começar em outra região.
Existe uma solução mais simples, mais barata e que funciona mesmo: Driclor!
Deem um google para mais infos!