Vinhos nacionais - por Tiago Locatelli

Olá pessoal, levando em consideração os pedidos de dicas de vinhos basileiros, depois do meu primeiro post, escolhi dois nacionais para indicar. Creio que seja uma ótima oportunidade para descobrir o quanto nosso país evoluiu nos últimos tempos. É claro que são inúmeros os vinhos que poderiam ser indicados, mas escolhi esses dois por serem extremamente bem feitos e fieis ao estilo a que se propuseram.

O primeiro, Villa Francioni Sauvignon Blanc 2009, vem de São Joaquim-SC. Indicado no Guia Descorchados 2010 entre os 50 melhores vinhos do Cone Sul, exibe frutado típico da casta, lembrando maracujá, toques herbáceos, corpo leve, com acidez refrescante que cai muito bem para os dias quentes que se anunciam. O preço médio nas lojas é de R$ 70,00

A segunda opção é o Miolo Cuvée Giuseppe 2005, do Vale dos Vinhedos. Corte de cabernet sauvignon e merlot, amadurecido em barricas de carvalho francês, exibe estrutura e elegância típicas de um Bordeaux, com frutas vermelhas maduras, tostado e taninos sedosos. Preço médio é de R$ 50,00, um ótimo custo benefício que vale a pena ser provado.

Abraços e saúde!
Tiago Locatelli
  

6 comentários:

Luciana disse...

Tiago,
O No Matter What só tem que te agradecer por suas dicas tão valiosas e por sua enorme simpatia!
Prometo experimentar! Saúde! Abraço,

Susi disse...

Nao quero perder uma aula.Bato cartao todos os meses. Quero ser uma sommelier doméstica (aqui a maioria das mulheres sao).

Cae Fernandes disse...

Obrigada NMW e Tiago!! Abri uma garrafa do Cuvée Giuseppe na semana passada e realmente é delicioso. O outro já anotei prá experimentar! Valeu!
Bjos

fernanda picoloto disse...

Lu, td bem?

Fiquei muito feliz q ele postou o Vila Francione. Quando quiser experimentar, me fala pq é de um super amigo meu essa vinicola e consigo um preço especial para ti.
Vou contar para ele.
O vinho é maravilhoso!!!!

Bj grande

Fe Picoloto

Luciana disse...

Susi, tb faço parte das sommeliers domésticas, ok?!
Adorei!
Cae, fico feliz que tenha gostado...
E Fer, que bacana! Mostre a ele sim! O Tiago, nós já apresentamos anteriormente, mas resumindo, é um sommelier reconhecido e premiado pela Veja vezes seguida. Ele é super legal e estará sempre na terceira semana de cada mês nos dando dicas do que experimentar...Apareça sempre, querida!!!
bjs a todas

Joypaper disse...

Tiago fazemos um livro de vinhos super chic para marcar as qaulificaçøes!!!

www.joypaper.com.br

qq coisa entre em contato!

Bjs Joy