Hã? O que? Tia?!

Final de semana passado, aconteceu um fato no mínimo intrigante que resolvi dividir com vocês, amigas NMW:
Recebi alguns hóspedes marmanjões em casa, amigos de um primo novinho, com 18, 19 anos, e o tempo todo, os fofos me chamaram de "tia". 
Por mais que eu tenha levado na brincadeira, o fato gerou polêmica. Alguns fizeram gozação, outros disseram ser um absurdo, outros que aquilo era mais do que normal... E se houve polêmica, é porque não há uma única ação ou reação. 
Na época de nossas avós, a idade e as denominações que esta conferia às pessoas eram bem estabelecidas. O tempo passou, e a luta pela eterna juventude deixou de envolver apenas a estética física com os cremes anti-rugas, malhação e cirurgia plásticas, para conquistar também a alma e o espírito de nós, "meninas crescidas".  Hoje, as mulheres de 30, 40 anos, são bem resolvidas. Cuidam do corpo e da mente. Adoram estar com seus filhos e maridos (namorados), mas não dispensam o convívio das amigas. Amam romance, amam viajar, amam se sentir vivas!!! 
E sobre tudo isso, pude concluir duas coisas: 
1) Ashton, gatíssimo, never ever chamou Demi, mais gata ainda, de tia. Garotos, aprendam com ele!!!
2) Mamães de plantão, não deixem seus filhotes crescerem e pagar mico. Em século XXI, se não é irmã de sua mãe, de seu pai, e não trocou sua fralda... Não é tia!!!  

15 comentários:

Anônimo disse...

Lu, se fosse comigo, eu chegava bem pertinho da orelha dele e dizia: para com isso ou vou dizer pra todo mundo que vc eh gay! Muito legal! bjs, S.

Mary disse...

Lu é isso ai !! Eu nao vou gostar nao! Ainda mais na minha casa q so tem molecada!
Adorei o post ! Bjo mary

Anônimo disse...

Nossa eu ia ficar maluca!!! hahaha não ia curtir nem um pouco!!!Beijo

Os Bugs disse...

Já era hora de alguém tocar neste assunto! Eu acho que fica feio até mesmo para os próprios adolescentes e jovens que ficam infantilizados com essa coisa de ficar chamando as pessoas de tio e tia. E também chamo a atenção para a conotação desrespeitosa que a palavra ganhou quando utilizada no diminutivo: tiozinho da cantina, tiazinha do mercado, etc...
Parabéns por ter levantado essa questão!
Adoro o blog de vocês e também parabenizo pelo blog e pelo cultivo de uma amizade linda como a de vocês!
Beijos
Sandra

Anônimo disse...

Tema bem abordado Lu. Outra coisa que soa bem estranho para mim é chamar sogro/a de tio/a!!!! Os paulistanos adoram...
Debora.

Blog - util.necessario - Ana disse...

Ah Lu eu não me importo não, acho carinhoso da parte deles, eu parto do seguinte princípio. Se sou amiga da mãe deles, sou "Tia" deles... E olha que meu primo mais novinho tem só 14 anos mais novo que eu.
Na boa!
Bjs,

Luciana disse...

Ana, tb tenho varios sobrinhos crescidos e nunca me importei ser chamada de tia, mas quando voce nao os conhece, e nao esta preparada para isso...continuo com a opiniao que virou bagunca o tal de tia/tio. Sogra e sogro tios?! Sempre achei estranho...e tiozinho (a) e realmente o fim! Eu, com certeza, vou ensinar diferente a meus filhos a partir de agora! Bjs

Blog - util.necessario - Ana disse...

Ah!!!!
Tiozinho e Tiazinha não né!
Aí é "barra"!!!!
E sogro e sogra acho que tem que ser Sr. e Sra a não ser que seja a mãe de um amigo de infância que virou marido.
Bjs,

Blog - util.necessario - Ana disse...

Ah!!!!
Tiozinho e tiazinha é barra né!
E sogro e sogra tem que ser Sr e Sra a não ser que seja uma mãe de um amigo de infância que virou marido.
Bjs, Ana

Anônimo disse...

Lu, concordo plenamente!!!!!
bjs Helo lupo

Anônimo disse...

Lu,

Não liga muito não! Outro dia um cara no farol me chamou de "Dona"... Juro, doeu ouvir!!E o cara nem era tão novinho!

Quanto ao tia, também acho que essa mania tem que acabar. Cresci chamando os amigos de meus pais de tio e tia. Hoje, quando os encontro, acho ridículo chamá-los assim, afinal já cheguei aos 40. Imaginam a cena? Mas vou chamá-los como? Beem chato...

Bjs, Silvia

Anônimo disse...

Gente tudo bem que é esquisito mas na nossa sociedade é muito comum chamar alguém de tio ou tia por respeito sem querer zoar ou ofender, nas escolas as crianças se acostumaram sempre a chamar as professoras de tia ao invés de Dona ou Sr. é cultural. Pra nós que ainda não chegamos aos 40 choca mas relaxem e sejam menos rigorosas com esses jovens-aborrescentes....bjs

Susi disse...

Lu, sempre achei estranho essa mania de chamar qualquer pessoa de tio (a).
Concordo contigo, se nao é irma de sua mae ou pai, nao é tia. Posso falar uma coisa? Acho fora de moda, cafona mesmo.

Adriana Thomé disse...

Olá meninas mas discordo totalmente da maioria aqui. Acho a coisa mais feia do mundo os amigos dos filhos que me chamam pelo nome. Ao contrário de vcs ensino meus filhos a chamarem minhas amigas e mães de amigos deles de tia. Acho fofo, educado e respeitoso. Nunca vi ou soube de ninguém pagando mico por isso, muito pelo contrário, pelo menos aqui em SP.
Na escola deles todo e qq adulto é chamado de Dona ou Sr./Sra. fato que causa polêmica sim, mas concordo com a escola já que educação e respeito nunca são demais.
Também chamo meus sogros de "tios" pois me conhecem desde menina e eles simplesmente adoram !

Anônimo disse...

Ainda bem que alguém tocou nesse assunto... pq sempre q reclamo, qdo algum "amiguinho",dos meus filhos de 20 e tantos anos, me chama de "tia" (Eu sou uma jovem senhora de 47 anos) eu acho extremamente de mau gosto. Ainda bem que os meus filhos entendem quem a gente chama de tio, tia, senhor e senhora... eu sou bem liberal e eles podem se dirigir a mim com "você"... mas qto a outras pessoas o formal é sempre bem vindo e bem educado... mas qto aos amigos... não se pode fazer nada a não ser ajudar a dar educação que os pais não deram. Tia... tio... só os irmãos dos pais!!! E "dona" nuuunca"!!!