Soufflés au chocolat

Estou apaixonada pelo meu livro de culinária Le Meilleur de la France (comprei pela Amazon e chegou rapidinho). Ontem um grupo de amigas que cursam francês e eu, iniciamos um encontro mensal chamado Les Amies Gourmande, onde cozinhamos e tentamos fofocar em francês! Divertidíssimo!!!
Ficamos super orgulhosas com tudo que preparamos, mas o soufflé foi au concour!!!

A receita para vocês:
40g de manteiga mole (temperatura ambiente)
185g de açucar
500g de creme pastisserie
90g de cacao em pó
3 colheres de liquor de chocolate ou café
80g de chocolate meio amargo ralado
12 claras de ovo
3 colheres de açucar
açucar glace

*Comece preparando o creme pastisserie (é fácil e fica muito bom):
Bata 06 gemas de ovo com 60g de açucar até que a mistura fique esbranquiçada e com consistencia de mousse. Incorpore 30g de maizena e 10g de farinha. Misture bem.
Em uma panela coloque 550ml de leite, 60g de açucar e algumas gotas de baunilha, até ferver. Despeje o leite da panela no bowl com as gemas, sem parar de mexer (eu deixei a batedeira funcionando, e formou uma espuma). Volte o conteúdo do bowl para a panela em fogo baixo, e mexa sem parar enquanto ferve. Ele vai começar a ganhar consistência de brigadeiro, desgrudar da panela...e antes vai parecer engrumado! Tire da panela, ponha em uma travessa, cubra o creme com filme plástico e deixe esfriar.

Soufflé:
Unte as assadeiras com a manteiga e polvilhe com açucar jogando fora o excesso. Pré-aqueça o forno a 190C e deixe dentro do forno uma placa ou assadeira retangular.
Esquente o creme pastisserie em banho maria. Tire do fogo e acrescente o chocolate ralado e o em pó, e o liquor, sem parar de mexer.
Bata as claras em um bowl seco. Incorpore o açucar aos poucos até obter uma consistência firme e brilhante. Misture metade da clara em neve ao creme pastisserie suavemente, e depois adicione o restante com o auxílio de uma espátula.
Preencha as formas, deixando 2cm de borda (deixamos 1), e limpe a borda para que o soufflé cresça uniforme. Ponha as formas sobre a placa quente por 15 a 18 minutos. para saber se está pronto, vale o truque do palito, que deve sair limpo quando espetado, e também deverá tremer se balançado levemente.
Polvilhe o açucar glace e sirva.


Para comer de joelhos!!!

3 comentários:

Tete disse...

ameiii!!!
ja imprimi e vou dar pra evita!!!!
xoxo

agora aguenta vc nessa onda francesa....rsrsrsr

Susi disse...

Otima dica, a estréia vai ser em setembro, meu primo que também aprende frances ta vindo e entao ta decidido a sobremesa será essa. Preciso te mandar as dicas da Toscana,estava de férias essa semana coloco tudo em dia.
bjks

dora disse...

hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm....