Gluten-Free

Tenho escutado falar bastante em evitar o glúten durante dietas para emagrecimento. Hoje quando li no post da Tetê, que o bar Vogue servirá pratos gluten-free, pensei que deveria saber um pouco mais sobre o assunto.
Pra quem não sabe (eu não sabia), o glúten é uma proteína derivada de alguns cereais, principalmente do trigo. É utilizado principalmente porque confere volume à massa.
Muitos alimentos vêm assinalados no rótulo como "contém glúten". Isso porque existem pessoas que possuem alergia a essa proteína. A alergia manifesta-se principalmente no intestino delgado, impedindo o bom funcionamento deste. E acredito que seja esta a razão pela qual dificulta a perda de peso até mesmo em pessoas não decretadas alérgicas a ele.
Na onda gluten-free, descobri o blog Gluten-Free Girl and the Chef, com receitinhas bem bacanas (inclusive cupcakes!). Zero Glúten.


Pão Gluten-Free

10 comentários:

Flavia disse...

Lu,
tenho uma amiga que esta fazendo a dieta gluten free e funciona super bem!
o melhor lugar para comprar produtos sem glutem em sao paulo eh no mezanino do Santa Luzia.
beijo,

Blog - util.necessario - Ana disse...

Que eu saiba eu não tenho alergia ao glúten, mas vou procurar esta dieta.
Quem sabe o que torna meu metabolismo lento não é um "leve alergia"?
Bjs, Ana

Luciana disse...

Acho que durante o periodo de dietas ajuda muito, Ana! Mesmo porque restringe mais a alimenteção...Uma coisa que fiz e que me senti tão bem que nunca mais parei foi tirar leite e derivados de minha dieta. E olha que era bezerra! Mas vou ter que repor o cálcio de outra maneira. Por isso que é bom o orientaçao do nutricionista.

Anônimo disse...

O glúten está presente no trigo, centeio, cevada, aveia e malte. Tirando o glúten da dieta haverá uma diminuição de carboidratos e por consequência diminuirá a ingestão de calorias (como em qualquer dieta restritiva). Acho que o equilíbrio é a melhor solução. Se fizer a restrição, avise o que sentiu.
Abraço.
Debora.

Anônimo disse...

Ah... tá esplicado o porque deste liiiindo corpinho que estou(rs).Ótima dica. Lica

Blog - util.necessario - Ana disse...

Luciana o leite e iogurte, não me fazem falta, mas queijo e requeijão de copo,(que tem mais amido que leite), ah...estes são crueis.
Mas vou tentar. Obrigada pela dica.
Ah! Recebeu o e-mail da "manga presunto"?
Bjs, Ana

E. disse...

Ana, recebi sim! Obrigada! Vou postar a sua explicaçåõ, ok? Super obrigada!!!
Debora, vc é médica ou nutricionista?! porque nos explicou tão bem!!!
Tb acho que o equilíbrio é o ideal, mas podendo substituir e diminuir a ingestão, deve ajudar, imagino. Eu como bte gluten e meu intestino vira e mexe nnao funciona legal...Mas pretendo procurar uma nutri e qdo souber mais, conto tudo! bjsss, Lu
PS: E. é a Eduarda, minha filha.

Anônimo disse...

Oi Luciana! Sou Nutricionista sim!
Debora

Anônimo disse...

E pra quem NÃO VIVE sem pelo menos um copinho de leite por dia?!! Sei que seria bom parar, mas não consigo mesmo!

Leninha disse...

Saí como anônimo, aí em cima.....Lú sempre tive curiosidade pra saber mais sobre o porquê do aviso do glúten nas embalagens, ainda bem que tenho uma amiga menos preguiçosa que eu e que se informa...tks Lê