Curaprox

Outro dia prometi a uma amiga uma aula de escovação dental e indicar qual escova deveria usar. E foi então que pensei: Como nunca dei essa dica no NMW para nossos leitores?!
Em primeiro lugar quero aconselhá-los a NUNCA usar escovas médias ou duras. De preferência macia ou extra-macia. Particularmente prefiro escovas sem muita complicação e de cabeça menor. Em segundo, nunca aplique força contra os dentes com a escova. Isso só leva a criar retrações na gengiva e a desgastar o esmalte dental.
Há duas escovas preferidas por mim. A Oral B ultra macia (segunda opção, e mais fácil de encontrar) e a Curaprox Ultra Soft 5460, suíça, produzida com material de melhor qualidade e que só encontramos em SP (Farmácia Iguatemi e Droga Raia). Quanto ao modo correto de escovação, prometo explicar em post futuro.

6 comentários:

Tete disse...

Oba!!!!
Este post tem dona.... Adorei!!!!

Susi disse...

Dica fantastica Lu, sou maniaca por tudo que diz respeito a dentes,vou ja ja providenciar uma curaprox.

Barbara disse...

oie
agora pirei....
minha dentista me deu um xingao porque minha escova estava muito macia. Me deu uma explicaçao super complexa, exemplificando uma parede de ladrilhos portugueses, cheios de reentrancias e se esta parede fosse limpa com uma escovinha macia nao ia sair nada.
Me mandou comprar uma dura, para me acostumar e um mes depois comprar uma mais dura. Ate foi dificl de achar, pois a maioria das escovas a venda sao macias ou medias.
Me explica se é uma questao de teoria ou de preferencia?
tks

Anônimo disse...

100% !!! Indicações de creme dental? Válidos os 'enxaguantes'? 1.000 dúvidas a serem esclarecidas!! MAIS INFORMAÇÕES, PLEASE!! bjões.

Luciana disse...

Nossa, nunca imaginei que houvesse dentistas recomendando escovas duras.
Barbara, sou doutora em periodontia e afirmo com convicção que a literatura mundial indica escovas macias. A dureza das cerdas e a força com que aplicamos a escova aos dentes, são realmete prejudiciais. Provocam as retrações na gengiva (quando a raiz do ente fica exposta) e desgaste no esmalte, criando fendas por vezes profundas na região entre a coroa e a raiz (cervical). Por favor, mude a escova e converse com sua dentista sobre o assunto. Ouça uma segunda opinião se ela mantiver seu ponto de vista. Feliz por ajudar! Bj

Luciana disse...

Sô,
O mais importante na higiene bucal é sem dúvida alguma o uso do fio-dental. Este pode ser fino, grosso, em forma de fita...O jeito mais correto de usá-lo é levando-o até o interior do sulco gengival (espaço entre dente e gengiva), até sentir resistência. Se vc não tem esse costume, provavelmente ocorrerá sangramento nos primeiros dias devido à gengivite, mas com seu uso regular (pode ser 1x ao dia, à noite), o sangramento irá parar.
Qto aos cremes, são apenas auxiliares. Sem escovação correta, pouco ajudam. Indico a Colgate Total 12.
Os enxaguatórios tb são auxiliares, mas não essenciais a uma boa higiene. Eu mesmo não uso e prescrevo apenas os com clorexidina para pacientes em tratamento de gengivite/periodontite, e por tempo limitado.
Espero ter ajudado!!! bjsss