São Nicolau

No blog Brasildobem, descobri que hoje é dia de São Nicolau (o santo que inspirou a figura de Papai Noel), e Janeísa explica sobre o hábito de deixar as meias na lareira ou na janela.
"Diz a lenda que São Nicolau deixou seus primeiros presentes (moedas de ouro) nas meias de três garotas pobres que precisavam de dinheiro para seus dotes de casamento. Elas tinham colocado suas meias perto do fogo para secarem , e na manhã do dia 25 de dezembro encontraram as meias com as moedas de ouro. Assim surgiu a tradição de se pendurar meias na lareira como forma de decoração natalina. São Nicolau foi um santo muito bondoso que viveu no século V, é conhecido também como o santo das crianças e seu dia é comemorado em 06 de dezembro. Daí o hábito das crianças deixarem as meias nas lareiras ou janelas à espera de presentes."

6 comentários:

Claudia Pimenta disse...

oi camila! hoje, na europa, é dia de comer chocolate, pelo dia de são nicolau!!! as blogueiras amigas de lá estão aproveitando... que delícia, hein? bjs!

Camila disse...

Que bacana Claudia, não sabia desse costume. Obigada pela informação. Bj

Anônimo disse...

Oi camila, gostei que tenhas gostado , ah e adorei as fotos. Bjs.
Janeisa

Anônimo disse...

Que legal!!! Eu tbem nao sabia!!

Anônimo disse...

Muito legal esse post, nao sabia de nada disso e...ainda acredito no Papai Noel! bjs
JU

Susi disse...

Pois è,maneiras diferentes de celebrar. Tudo aquilo que fazemos no dia 24 e 25 ai no Brasil,na Holanda por exemplo,( pais onde vivi alguns anos)se faz no dia 5 de dezembro que è a festa de Sinterkaas (Sao Nicolau)onde todos ganham chocolates e "pepernoten"que è uma bolachinha com gosto de canela..