Campanha contra o câncer de pele

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove no proximo sábado, 8 de novembro, um mutirão gratuito para detecção precoce de câncer de pele. A ação faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, que irá mobilizar 1.500 dermatologistas e 174 unidades de saúde em 23 Estados brasileiros. Em São Paulo são 32 pontos. Para saber qual é o mais perto basta ligar para o telefone 0800-7013187 e fornecer o CEP.
A maior incidência do câncer de pele ocorre em pessoas acima dos 50 anos de idade devido à queda natural da imunidade. Há outro fator muito importante: essa geração que está envelhecendo agora tomou muito sol sem proteção, pois antes não se tinha essa noção de cuidado que se tem agora. Os homens também são mais suscetíveis à doença do que as mulheres. Além disso, as pessoas de pele mais branca são mais prejudicadas, porque têm uma produção de melanina, um filtro solar natural, menor.

Segundo uma pesquisa realizada com mais de 31 mil pessoas em todo Brasil pela SBD, quase 70% da população se expõe ao sol sem proteção. O câncer de pele é o tipo mais comum na espécie humana. Só no Brasil são detectados 120 mil novos casos todo ano. A pesquisa estimou que cerca de 10% da população tem algum dos três tipos de câncer de pele. A maioria é o câncer do tipo base celular, que raramente sofre metástase e em 90% dos casos tem cura se tratado adequadamente. A detecção precoce permite um tratamento mais eficaz e aumenta as chances de cura.
Dra. Marcellla Delcourt

Um comentário:

Anônimo disse...

Lu, muito bem lembrado e importatissimo!!
bj
Susi