Fome oculta

Achei muito interessante um artigo que li na academia sobre fome oculta. Fome oculta é a diminuição de nossas reservas orgânicas de nutrientes provocada por maus hábitos alimentares e causando deficiência de micronutrientes em nosso organismo.
Interessante porque esta deficiência nutricional é silenciosa e os sintomas não aparecem em curto prazo. Entretanto, ela pode existir e estar nos predispondo a doenças como osteoporose, câncer, diabetes, problemas cardiovasculares, hipertensão, envelhecimento precoce, queda de imunidade, mau humor, irritabilidade etc.
E é aí que o alto peso não corresponde diretamente ao bem nutrido. É muito comum pessoas gordinhas não estarem bem nutridas...O que provavelmente, dificulta ainda mais o controle de peso. Uma vez que seu corpo precisa de nutrientes, seu cérebro enviará estímulos pra que você se alimente...Mas se o alimento não "alimenta"verdadeiramente, surge um ciclo vicioso gerado por maus hábitos alimentares.

O que leva à desnutrição silenciosa de vitaminas e minerais:
1-ingestão de quantidade inadequada de alimentos
2-ingestão de dieta inadequada, sem qualidade
3-aumento da necessidade de micronutrientes (esportistas pex.)

Para previnir:
1-educação alimentar -dieta balanceada
2-enriquecimento de alimentos com vitaminas e minerais
3-suplementações farmacológicas com polivitamínicos e minerais


Dica: procure fazer um prato bem colorido, com leguminosas, oleaginosas (nozes e castanhas), cerais integrais e sementes (linhaça, gergelim, girassol), frutas e hortaliças.




E lembrem-se, o bom exemplo que damos à mesa aos nossos filhos é mais importante do que horas de sermões...



Nenhum comentário: