Ai, que dor de cabeça!!!

Você sabia que tanto seus dentes, quanto sua postura podem provocar dores de cabeça crônicas? Se você costuma sofrer com esse mal, saiba que médicos do Ambulatório de Cefaléias do Hospital das Clínicas de Belo Horizonte analisaram 53 pacientes que viviam com dor de cabeça e concluiram que 80% das queixas estava relcionada à DTM (disfunção temporomandibulare).

Você deve se perguntar o que esta louca está falando, mas o negócio é o seguinte: Temos uma articulação que abre e fecha nossa boca, chamada articulação temporomandibular. Quando esta articulação é comprometida por mal posicionamento dos dentes ou por hábitos como apertamento e ranger dos dentes (bruxismo), a pessoa pode desenvolver uma disfunção, DTM, que acaba provocando dores de cabeças...Agora, o que fazer:

1-peça orientação a um dentista (existem especialistas nesta área)

2-repare se você sobrecarrega a musculatura da face, ou seja, se está dolorida quando pressionada.

3-se dormir com alguém, pergunte se range os dentes

4-preste atenção se, em situações estressantes, você aperta muito os dentes

5-se quando você masca muito chiclete, tem dores de cabeça...



Além do dentista, acho muito importante um trabalho postural. Nossa ATM é sinérgica ao nosso quadril. Estranho??? É, nosso corpo é um todo! A medicina esportiva já está mais do que convencida de que problemas bucais e na ATM podem predispor ou dificultar o tratamento de lesões em outras articulações como ombros e joelhos. Em atletas, o mau cuidado com a boca pode levar a queda de seu rendimento...Por isso, em medicina esportiva já existe o ditado: "Cuide de sua boca como você cuida de seu preparo físico"

Fonte: revista Saúde

Nenhum comentário: