Sua boca e sua saúde

Você sabia que sua boca é colonizada por milhões de tipos de bactérias?


Muitas delas são benígnas, mas por "n" motivos pode ser que as bactérias malígnas predominem em sua boca e causem doenças nos dentes e gengivas. A pior e mais preocupante é a doença que atinge as estruturas de suporte do dente, chamada de doença periodontal, e que pode levar não só a perda dos dentes, mas também a diversos problemas em outras partes do corpo.
A doença periodontal ou periodontite pode predispor e dificultar o controle do diabetes, pode provocar uma doença gravíssima chamada endocardite bacteriana, causar infarto ou AVC (acidente vásculo-cerebral), pneumonias.. entre outros problemaços!

Todos nós, mas especialmente as mulheres, devemos nos preocupar em manter nossa saúde bucal. Digo mulheres, porque durante toda nossa vida sofremos com variações hormonais, variações estas que podem afetar diretamente a saúde da boca. A puberdade, o período pré-menstrual, o uso de anti-concepcionais, a gravidez e a menopausa são fases em que ficamos mais predispostas à ação das bactérias malignas. Por isso, tantas vezes nossas gengivas incham e sangram mais facilmente. E especialmente às gravidas, a doença periodontal pode provocar o nascimento de bebês com baixo peso ou prematuros!!! Um horror, não?! Pois bem, informe-se com seu médico.

E pra que vocês saibam distinguir sinais de alterações:
1- sangramento (inclusive ao escovar e usar fio-dental): gengivas saudáveis não sangram
2- inchaço e vermelhidão - gengivas saudáveis são firmes e rosa coral
3- pus e mau hálito
4- mobilidade ou alteração na posição dos dentes
5- retrações na gengiva

Se tiver algum destes sinais, peça orientação ao seu dentista e se necessário, peça a indicação de um periodontista de confiança.

Vale mesmo é sorrir com saúde!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Super importante e muito bem lembrado Lu.
bjs
susi